quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Projeto 4 - HABITAÇÃO UNIFAMILIAR SUSTENTÁVEL

Partido


   



Projeto 4 - HABITAÇÃO UNIFAMILIAR SUSTENTÁVEL


Referências


    Como referência para o meu projeto, eu escolhi duas obras, uma projetada pela arquiteta Adriana Blay Levisky, que se destacou pra mim por questões de materialidade, trabalho com aberturas, flexibilidade, economia e condições de conforto acústico e ambiental. A segunda referencia foi o trabalho das arquitetas Lilian Martins, Ana Lucia Rodrigues e Débora Utiyama, e os cinco pontos interessantes nela pra mim foram, materialidade, trabalho com aberturas,sistema de reuso de águas, economia construtiva e analise externa.




sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto 4 - HABITAÇÃO COLETIVA DE INTERESSE SOCIAL

O Projeto






      Esse projeto foi realizado em dupla, juntamente com a Manuela Maciel, e foi pensado como uma edificação de habitação social divida em 3 blocos, os mais frontais possuindo, em seu térreo, um local  mais público, em um deles, um centro comercial com lojas abertas para os habitantes locais e em entro, uma creche que atende cerca de 100 crianças de berçário á pré- escola, os demais pavimentos e o terceiro bloco são compostos por apartamentos que variam entre 1, 2 e 3 quartos.


Planta de implantação. seguida por, planta pavimento de apartamentos, da creche e do centro comércial.






     Alem disso, pensamos também em tirar a monotonia das fachadas dando movimento a elas através dos diferentes tipos de apartamentos.


     
    Outro ponto chave do nosso projeto foram as passarelas tanto as internas aos blocos, que ligam os dois lados do bloco, e que dão uma certa movimentação aos corredores, tornando este um local mais agradável, e também as passarelas externas, que ligam os blocos a partir do terceiro pavimento, possuindo mirantes onde seus habitantes possam ficar. 






quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto 4 - HABITAÇÃO COLETIVA DE INTERESSE SOCIAL

Estudos Preliminares


   O segundo trabalho dessa etapa é o de projetar uma habitação coletiva de interesse social, mas anteriormente, foi escolhido o terreno para tal projeto, e analisadas questões como, legislação, entorno e programa de necessidades. Esta parte foi feita em grupo juntamente com Larissa LacerdaDanilo PiaiFernando SouzaLizandro FernandesManuela MacielMarília SantosPaula Tanure e Victor Fagundes. Tais estudos podem ser vistos abaixo:

.

REFERÊNCIAS

   

    Como referências para este projeto, escolhi a a Eco- Habitação Coletiva, do Patrick Arotcharen, localizada na França, a Habitação Social em Valleca´s Eco-boulevard, do grupo Olalquiaga Arquitectos, em Madrid, e a Villa Charles , do grupo QARTA Architektura, localizada em Praga, República Tcheca. Tais analises podem ser vistas abaixo: 







sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Projeto 4 - MINI HOUSE SUSTENTÁVEL



     Esse foi o primeiro projeto dessa fase e foi feito em grupo, juntamente com a Larissa Lacerda e a Sabrina Baptistel, e objetivou a criação de uma casa pequena, mas q permitisse conforto ao seu usuário, e, principalmente, que utilizasse de tecnologias sustentáveis em sua constituição.
    Assim sendo, a casa bolada tem cerca de 18m² ao total, com dois pavimentos, com a intenção de distinguir a parte mais pública da casa  (cosinha, sala) , com a parte privada (quarto / escritório), para manter ambientes mínimos, utilizamos de materiais flexíveis,  como a mesa de jantar que pode ser "guardada" no armário, e a cama que pode se "transformar" em mesa de escritório, o que pode ser notado na imagem abaixo.

Plantas dos dois paviementos, com seus possíveis Layouts.
      

    Quanto à sustentabilidade, utilizamos de recursos como o reaproveitamento de águas cinzas para irrigação dos jardins, uso de placas solares para gerar a própria energia da casa e a reserva em um boiler, uso de aberturas trabalhadas com brises para possibilitar iluminação e ventilação naturais, e o uso de tijolos ecológicos, ou seja,  de solo - cimento, em sua construção, que também contribuem para  evitar resíduos na obra.
   Algumas imagens do resultado: 

      


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Projeto 2 - RESTAURANTE POPULAR

    

          O projeto tem em vista gerar um restaurante popular, onde serão servidas cerca de 600 refeições por turno diário, ou seja no almoço e no jantar, estas tendo um valor de R$ 1,50.
           Foram focados em valores como: conforto térmico, ambiência e funcionalidade.





segunda-feira, 15 de julho de 2013

CENTRO CULTURAL



 Um centro cultural e educacional é um local de trocas e de aprendizagem, deve ser um lugar em que se tenha estimulo à criatividade, trabalho, imaginação e aprendizagem, voltado para a população de uma forma geral. Levando em consideração as referências postadas anteriormente, e mais uma serie de fatores, tais como o estudo do programa e do lugar em si, o projeto visa uma boa implantação desse centro. 
Seu programa inclui um auditório para 100 pessoas, com foyer e área de  exposição, uma parte educativa, que inclui sala de musica, de dança, teatro, teórica, de informatica, dentre outras, e é claro, um setor administrativo e de serviços.

O terreno para a implantação dessa proposta esta localizado no setor recanto do bosque, na cidade de Goiânia, tem formato triangular e está circulado pelas ruas RRB 16, RRBc 7 e RRB 4. Possui um desnível considerável de 8 m.

 Outro fator a ser considerado é seu entorno, ele é ligado a residências e a uma escola pela rua RRB 7. 


A implantação desse edifício foi pensada de modo a manter o caráter de "praça" desse local, de maneira que ele foi implantado gerando uma grande área aberta central.


Seus setores foram separados, me modo a gerar esses 3 blocos e facilitar o seu fluxo interno.




 Vista da rua RRB- 016

 Vista da rua RRB - 004

 Vista interna do terreno











domingo, 16 de junho de 2013

Centro Cultural e Estudantil

Esse novo projeto tem como objetivo projetar um centro cultural e educativo para o setor recanto do bosque, na cidade de Goiânia, de tal modo que este atenda a população do local como um local de sociabilidade, ou seja, um lugar que proporcione aos seus usuários a interação entre pessoa e arte, trabalhando com diversos ramos da criatividade de cada um.

Anteriormente ao projeto em si, é necessário um estudo de casos semelhantes ja existentes, de tal modo a ter uma noção maior do programa, de seus usos, e da sua interação em diferentes localidades. Para isso, nós, eu e meu grupo, decidimos por analisar dois centros divergentes, o CENTRO EDUCACIONAL BURLE MARX, localizado no parque inhotim em Minas Gerais, e o CENTRO CULTURAL EM GUADALAJARA, MÉXICO.





 Tais analises podem ser observadas nas pranchas produzidas, anexadas abaixo.